Mais comentários sobre a Paralisia Cerebral, produzido por Cristina Galvão, Fernanda Lima e Genival Ferrais. Boa Leitura!!!!

12/03/2014 10:22

                                                                                        PARALISIA CEREBRAL

A Paralisia Cerebral é uma lesão cerebral que em geral acontece quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação no parto ou até dois anos após o nascimento - neste caso, pode ser provocada por traumatismos, envenenamentos ou doenças graves, como sarampo ou meningite.
Dependendo do local do cérebro onde ocorre a lesão e do número de células atingidas, a paralisia danifica o funcionamento de diferentes partes do corpo. A principal característica é a espasticidade um desequilíbrio na contenção muscular que causa tensão e inclui dificuldades de força e equilíbrio. Em outras palavras, a lesão provoca alterações no tônus muscular e o comprometimento da coordenação motora. Em alguns casos, há também problemas na fala, na visão e na audição.
De acordo com grau de incapacidade funcional os PC podem ser classificados como: leve, moderado e severo. A PC leve movimenta-se com independência, realizam atividades motoras finas, como desenhar, encaixar, recortar, constrói frases com mais de duas palavras, demonstram uma boa adaptação social. A PC moderado apresenta dificuldade na locomoção, a motricidade fina é limitada, executa atividades sem domínio de freios, nas atividades diárias necessitam de assistência. A PC severo tem dependência total na motricidade fina e grossa, com a linguagem e fala comprometida, acabam muitas vezes sendo considerados com uma capacidade intelectual severamente prejudicada, justamente por não ter uma possibilidade de expressão da sua capacidade mental. Ter uma lesão cerebral não significa, necessariamente, ser acometido de danos intelectuais, mas em 75% dos casos as crianças com paralisia cerebral acabam sofrendo comprometimentos cognitivos.